Overview

Todo processo de instalação do SharePoint 2010 é necessário acesso ao um servidor de SQL Server para o armazenamento de dados, até aí tudo bem, normal. Mas informar o nome do servidor/instância no wizard de configuração do SharePoint será que é a melhor ideia? Como vamos mudar as bases de dados depois da farm configurada? Se o servidor de banco de dados der problema, como restaurar o backup em outro servidor e indicar ao SharePoint esse novo endereço? A resposta mais simples para as perguntas acima é a utilização de aliases no SQL Server Native Client.

Solução

Para fazer essa configuração é necessário ter o SQL Server Configuration Manager instalado no servidor do SharePoint. O alias pode ser utilizado para farms novas ou farms existentes. Com essa configuração em todos os lugares do SharePoint em que o banco for informado, o alias será informado ao invés do nome do servidor.

As imagens 01, 02 e 03 mostram como criar o alias no SQL Server Configuration Manager e a imagem 04 mostra como utilizar o alias no SharePoint.

Imagem 01: Abrindo o SQL Server Configuration Manager

Imagem 02: Criando um novo alias

Imagem 03: Configuração do novo alias, onde o Alias Name é o nome do alias e Server é o nome do servidor do SQL Server, se tiver instância nomeada, usar o nome_servidor/nome_instância

Imagem 04: Configuração da farm do SharePoint

Anúncios