Overview

 

Os Language Packs permitem que os administradores de sites criem conjunto de sites em vários idiomas sem que seja necessária instalações separadas do SharePoint 2010. Você apenas precisa instalar o Language Pack no Servidores Web e posteriormente criar um Conjunto de site que irá especificar o idioma que foi instalado anteriormente. É também possível instalar mais que um Language Pack em um servidor, e conter diversos aplicativos Web com idiomas distintos.

Este tutorial se aplica tanto para instalação em um servidor que esteja rodando SharePoint Foundation ou SharePoint Server 2010.

 

Solução

 

Para baixar o Language Pack em português acesse:

SharePoint Foundation 2010

SharePoint Server 2010, Project Server 2010, Search Server 2010, e Office Web Apps 2010

 

Nota: Se você for realizar a desinstalação do SharePoint, é preciso primeiramente desinstalar todos os pacotes de idiomas instalados.

Nota: É preciso reiniciar o servidor depois da instalação dos Language Packs.

 

Antes de iniciar a instalação, é necessário entender alguns conceitos:

ID do idioma: Na criação de um conjunto de sites, é possível escolher o idioma referente a ele (se os Languages Packs estiverem sido instalados). Este idioma possui um ID (Identificação de Idioma), que determina o idioma usado para exibir e interpretar o texto publicado no site, por exemplo, toda a estrutura do site, barra de navegação, listas e cabeçalhos de coluna permanecerão na linguagem pré definida. Por exemplo, o ID do idioma Japonês é 1041.

 

Nota: Embora os sites criados utilizando Language Pack exibam os controle do SharePoint na linguagem desejada, não se assuste se não ver mensagens de erro, notificações e caixa de diálogo no idioma especificado. Isso ocorre porque o SharePoint 2010 depende de várias outras tecnologias de Suporte, por ex Microsoft .NET Framework, Mivrosoft Windows Workflow Faundation, ASP.NET e SQL, os quais são localizadas em apenas algum idioma específico. Esta situação pode ocorrer quando os sites são criados em qualquer idioma, a não ser chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol.

 

Nota: Os pacotes de idiomas instalação, ficam em uma pasta dentro de: %COMMONPROGRAMFILES%\Microsoft Shared\Web server extensions\14\LAYOUTS\Locale_ID

 

Instalando Language Packs

1. Execute o Setup.exe, leia os Termos de Licença Microsoft e marque a opção de aceitar os termos para continuar. Depois deste passo, o assistente de instalação irá instalar o Software. Execute SharePoint Products Configuration Wizard.

2. No SharePoint Products Configuration Wizard clique em next para que a configuração se inicie. E assim que se finalizar, clique em Finish.

3. Para que o Language Pack funcione corretamente, é preciso rodar o Wizard de instalação novamente, indo em Start >

All Programs > Microsoft SharePoint 2010 Products e clicando em SharePoint 2010 Products Configuration Wizard.

4. Na página de Bem vindo clique em Nexr e clique em Yes na próxima na tela que aparecerá que avisa que alguns serviços precisam ser reiniciados durante a instalação.

5. Na página Modify Server Farm Settings, mantenha selecionado a opção Do not disconnect from this server farm, como mostrado na imagem.

 

 

 

6. Se for exibida a página para modificar as configurações da Administração Central, não altere as configurações e clique em Next. E depois clique em Finish para concluir a configuração com sucesso.

 

Pronto, agora só basta criar um novo Applicativo Web e definir a Linguagem que deseja, como mostrado na figura a baixo:

 

 

 

Removendo Language Packs

Se não houver mais necessidade de utilizar um idioma instalado, você pode remove-lo utilizando o Painel de Controle. Quando um Language pack é desinstalado, todos os modelos de sites específicos do idioma não funcionarão mais e os sites acusarão o erro HTTP 500 – Erro interno do Servidor. Para resolver este problema, basta apenas reinstalar o Language Pack.

 

Anúncios