Overview

 

Este artigo mostra como criar e configurar um Web Application no modo Clássico no SharePoint Faundation.

 

Podemos definir um Web Application como um site do IIS.

Cada Web Application representa um site de IIS distinto, com seu pool de aplicativos único compartilhado. Sendo assim, cada aplicativo Web trabalha de forma a isolar o conteúdo, o qual pode ajudar a evitar ataques de script entre os sites. Ele é um pré-requisito para a criação de um Conjunto de Sites.

Com a criação de um aplicativo Web, você também cria um banco de dados associado a ele, definindo o método de autenticação que será usado para se conectar ao banco.

 

 

Solução

 

O SharePoint Server 2010 oferece duas formas de autenticar usuários:

 

  • Classic Mode Authentication: neste tipo de autenticação, o usuários fazem logon em um aplicativo Web usando a autenticação do Windows.

 

  • Claims Based Authentication: neste tipo de autenticação, os usuários fazem logon em um aplicativo Web usando a autenticação baseada em formulários (FBA).

 

 

Você pode criar um Web Application utilizando a Central Administration ou os cmdlets do Windows PowerShell.

 

Como criar um Web Application pela Central Administration

1. Abra a Central Administration, e vá na área Application Management e clique em Manage Web Applications.

2. Na página de Web Applications, clique em New, para criar um novo aplicativo Web.

 

 

3. Na área Authentication, selecione o tipo de autenticação Classic.

4. Na área IIS Web Site, você definirá as configurações para o seu novo aplicativo Web. Você pode utilizar um Web Site já existente, ou Criar um novo site do IIS. Mantenha selecionado a opção Create a new IIS web site e no campo Name, entre com o nome que deseja para identificar o seu Aplicativo Web.

Também é importante definir a porta que ele escutará no campo Port. Por padrão o próprio SharePoint irá atribuir uma porta, porém você pode alterá-la.

Em Host Header, você pode configurar uma URL para acessar o seu aplicativo Web diferente, porém este campo é opcional. Normalmente ele não é definido, a menos que você queira configurar dois ou mais sites do IIS para usar a porta 80 no mesmo servidor.

Em path, mantenha o mesmo caminho a menos que você queira alterar a pasta aonde serão salvados as informações do seu portal. Se você estiver utilizando um Site Existente, este caminho será pré definido com o caminho atual do site.

 

 

 

5. Em Security Configuration, configure a autenticação e criptografia para seu aplicativo Web. Você pode optar por autenticação NTLM (mais comum) ou Kerberos.

 

 

 

Para configurar a autenticação como Kerberos, você precisa executar algumas configurações adicionais.

Em Allow Anonymous, escolha a opção que deseja usar. Se você optar por “sim”, ele permitirá o acesso anônimo ao seu site utilizando a conta específica do computador, ou seja IIS_IUSRS.
Em Use Secure Sockets Layer (SSL), escolha a opção que deseja usar. Se você selecionar “sim”, irá habilitar o SSL para este site e será solicitado a instalação de um certificado SSL.

6. Na área Public URL, entre com o nome do site que o usuário acessará para este aplicativo Web. Por padrão ele trás o nome do servidor e a porta que foi configurada anteriormente.

Por padrão a Zona é definida como Padrão, e não pode ser alterada nesta página.

7. Na áre de Application Pool, você pode utilizar um Pool já existente ou criar um novo para este WebApplication. Em Configurable, selecione a conta. Você pode utilizar uma conta predefinida clicando em Predefined, ou especificar uma nova conta de segurança. Você também pode registrar uma nova conta clicando em Register new manager account.

 

 

 

8. Em Database Name and Authentication, escolha o servidor de banco de dados que deseja armazenar as bases e o método de autenticação utilizado.

Em Database Server, entre com os valores NOME_DO_SERVIDOR\instância.

Em Database Name, entre com o nome que deseja identificar o banco de dados deste Web Application.

Em SQL authentication, escolhe se deseja utilizar autenticação do Windows, ou se deseja utilizar a autenticação do SQL.

9. Em Failover Server, apenas entre com o nome do banco de dados de failover específico se utilizar uma estrutura de Mirror de database. O campo Failover Database Server é opcional.

10. Em Search Server, você pode vincular o servidor de search para este Web Application.

11. Em Service Application Connections, você pode manter a opção padrão, para que seja associado os servidos marcados para este aplicativo Web, ou pode alterar indo em Edit the following group of connections, e alterar para Custom, e selecionar apenas os serviços que deseja.

 

 

 

12. Por fim, você pode optar por participar ou não do Programa de Aperfeiçoamento da Experiência do Usuário da Microsoft.

 

 

Como criar um Web Application usando os cmdlets do PowerShell

1. Indo em Start >> All Programs >> Microsoft SharePoint 2010 Products e clique em Microsoft SharePoint 2010 Management Shell para abrir a ferramenta de linha de comando.

2. Entre com os seguintes valores:

New-SPWebApplication -ApplicationPool <Nome do pool de aplicativos> -Name <Nome do novo aplicativo Web> -Port<Porta na qual o aplicativo Web pode ser acessado> -HostHeader<URL válida atribuída ao aplicativo Web que deve ser correlacionada à configuração do mapeamento de acesso alternativo> -URL<URL com balanceamento de carga do aplicativo Web> -ApplicationPoolAccount<Conta do usuário como este pool de aplicativos será executado>

Ex:
New-SPWebApplication -Name Site da Contoso na Internet -Port 80 -HostHeader sharepoint.contoso.com -URL
https://www.contoso.com -ApplicationPool ContosoAppPool -ApplicationPoolAccount (Get-SPManagedAccount DOMAIN\administrator)

Anúncios