Overview

Quando habilitamos o Incoming e-mail, permitimos o SharePoint receber e armazenar mensagens e anexos de e-mails em listas e bibliotecas. Porém, para habilitar este recurso temos duas formas, a básica e avançada a qual contém diversas opções a mais. Este arquivo descreve qual é a configuração básica para habilitar o Incoming e-mail. Para isso será necessário instalar o serviço de SMTP no servidor em que o SharePoint 2010 está em execução.

Solução

No cenário Básico, a instalação do Serviço SMTP é realizada no Servidor em que o SharePoint está em execução, e é adequado para um ambiente que contém apenas um servidor SharePoint. Porém, é possível utilizar um serviço de SMTP que esteja em execução em outro servidor, para este cenário, o e-mail é enviado diretamente para o servidor SMTP e o SharePoint verica então, periodicamente se há e-mail na pasta padrão de e-mails, que é configurada automaticamente quando iniciamos o serviço de SMTP.

1. Instalar o serviço SMTP
Para poder instalar o serviço de SMTP você precisará ser membro do grupo Administrators no computador Local.
Vá até o Server Manager, clique em Features com o botão direito e depois em “Add Features”, e selecione a opção SMTP Server.

Clique em next para prosseguir na instalação.

Veja que em “Select Role Service”, foi marcado automaticamanete a caixa OOBC Logging. Mantenha as configurações padrões e clique em next.

Depois destes passos, a instalação do Servidor SMTP estará concluída.

2. Instalar o Gerenciamento de Compatibilidade IIS6

Para que o serviço funcione corretamente, verifique se o IIS está configurado com a função “IIS 6 Management Compatibility” está habilitada. Se não estiver, será necessário instalar.

3. Configurar exceções do serviço de SMTP

Depois de instalar o serviço, você poderá configurá-lo para aceitar e-mails ou negar de um servidor específico.

a. Para configurar esta opção, vá em Administrative Tools , e abra a ferramenta “Internet Information Services (IIS) 6.0 manager”.
b. Expanda o nome do servidor e depois clique com o botão direito sobre o Servidor Virtual SMTP que deseja gerenciar clique em Start, depois faça os mesmos passos e clique em Properties.
c. Vá até a guia Access, e na área Access Control clique em Authentication. Verifique se Anonumous Access está marcado e clique em OK.

d. Ainda mesmo na guia Access, vá na área Relay Restrictions e clique em Restrictions. Você então poderá configurar para que seja possível enviar e-mail somente dos servidores listados (selecionado a opção “Only The List Below”), ou negar somente dos servidores listados em “All Except the list below”.

4. Configurar o e-mail de entrada em um cenário básico no SharePoint

a. Para configurar o servidor de e-mail de entrada no SharePoint, abra a Central Administration, indo na área System Settings clique no link “Configure incoming e-mail settings”.

b. Clique em Sim na área “Enable Incoming E-mail”, e depois o modo de configuração Automatic.
c. Agora você também pode habilitar o recurso para criar Grupos de distribuição .
d. Na cessão “Incomming E-mail server Display Address”, configure com o nome do endereço de e-mail do servidor de entrada, ex: mail.contoso.msft.
e. Aceite as configurações padrões e clique em ok.

Depois de ter configurado todas as etapas anteriores, os usuários poderão então enviar e-mails para as listas e bibliotecas do SharePoint. Os usuários com permissões para Gerenciar Listas podem configurar as listas e bibliotecas de documentos para habilitar e-mail.

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