Overview

Precisamos ficar atentos quando formos instalar o SharePoint 2010, pois dependendo da versão do Sistema Operacional ou Banco de Dados, iremos precisar instalar algumas atualizações dos produtos, se o seu cenário não estiver utilizando Win Server 2008 R2 e SQL Server 2008 R2.

Solução

  • Pré-requisitos de Software
    Para esta demonstração, instalei todos os serviços em apenas um computador stand-alone, porém não é uma pratica recomendável, é apenas para fins de teste.
    Em geral, para que você consiga obter sucesso na sua instalação, terá que aplicar alguns updates no seu servidor, dependendo das versões que utiliza.

    • Windows Server 2008:
      • Se utilizar Windows Server 2008 com SP2, você precisará instalar este Hotfix;
      • Se utilizar o Windows Server 2008 R2, você precisará instalar este Hotfix.
    • SQL Server 2008:
      • Se utilizar SQL Server 2005 64-bit com SP3, você precisará instalar este Hotfix;
      • Se utilizar o Beta do SQL Server 2008 64-bit com SP1, você precisará instalar este Hotfix;
      • Se utilizar a versão RTM do SQL Server 2008 com SP1, você precisará instalar o Cumulative Update 2, CU 5 ou posterior, mas não o CU3 ou CU4.
        Se você instalar a versão RTM no Windows Server 2008 R2, irá precisar aplicar o SP1 depois da instalação, e posteriormente a atualização CU2.
  • Windows Server 2008 – Roles e Features
    Você precisa ter as seguintes features e roles do sistema operacional habilitadas a fim de instalar o SharePoint 2010:
    – Web Server (IIS) Role
    – Application Server Role, incluindo .NET Framework 3.5 SP1
    Porém, no processo de instalação há uma parte aonde o Wizard lista os pré-requisitos e configura-os automaticamente.Para Habilitar a Role Application Server do Windows Server, vá no Server Manager, depois clique em Roles, e Add Roles e selecione a opção Application Server.

Os seguintes serviços devem ser instalados, como mostrado na imagem a baixo:

Para Habilitar a Role Web Server (IIS), vá no Server Manager, depois clique em Roles, e Add Roles e selecione a opção Web Server (IIS). As configurações devem estar como as da imagem a baixo:

  • Contas de Usuários:
    • É recomendado que você crie contas de domínio e usá-las como serviços diferentes. Para isso você precisará de algumas contas especificar e atribuir determinadas permissões para elas.
    • As três contas principais, são:

Tipo da Conta

Nome da Conta

Descrição

SQL Service

SQlService

Para instalação dos Serviços do SQ

Setup Admin

spAdmin

Para setup do SharePoint

Farm Account

mossFarm

Para Configuração da Farm

Em geral, para todos os serviços, suas contas associadas:

Tipo da Conta

Nome da Conta

Application Pool Account

spAppPoolAcc

Application Pool Account para BDC Service Application

spAppPoolBDCAcc

Application Pool Account para Excel Service Application

spAppPoolEXCELAcc

Application Pool Account para PowerPoint Service Application

spAppPoolPPTAcc

Application Pool Account para Word Service Application

spAppPoolWORDAcc

SharePoint Foundation Search Service Account

spfSearchSvc

SharePoint Foundation Search Content Access Account

spfSearchCAAcc

Você deve atribuir apenas as permissões necessárias para que o serviço funcione corretamente. Por exemplo, a conta de acesso a conteúdos só precisa de permissões de leitura.

  • Atribuindo Permissões:
    • Setup Admin: A conta de Setup Admin, precisa ser membro de grupo local Administrator em cada Servidor que o SharePoint for instalado. Também precisa ser configurado no SQL Server com permissões de securityadmin e dbcreator como mostrado na imagem:

Antes de instalar o SharePoint, precisamos instalar e configurar o SQL Server. No caso, para este exemplo, utilizei um único servidor com todas as funções o que não é recomendado pela Microsoft, é apenas para fim de teste.

Inicie o Setup do SQL Server.

Pode ocorrer de acontecer um aviso de compatibilidade como o mostrado na imagem, dizendo que haverá problemas com a instalação se prosseguir, porém, basta apenas clicar em “Rum Program” e depois de instalado o SQL Server 2008, se for a versão RTM é necessário instalar o Service Pack 1 e as atualizações CU2.

Depois de da etapa anterior, basta entrar em Install e iniciar uma nova instalação. Ele então abrirá uma janela para identificar problemas, se todas as opções de instalação estiverem ok, clique em “Ok” para continuar.

Então, aceite os termos de licença.

A tela de Setup Suppot Roles irá identificar se há algum problema. Note que neste cenário, como todas as funções estão em um mesmo servidor, ele identifica que o Servidor é um Domain Controler e está com o Firewall Habilitado, porém isso não irá impedir o resto da instalação.

Em Feature Selection, selecione as funções que deseja habilitar para o Servidor de SQL. A instalação padrão do SharePoint, apenas necessita das Features: Database Engine Services e Managemente Tools – Basic.

Uma boa prática é criar uma nova instância para que isole os serviços distintos que seu servidor irá contar. Então crie então uma nova instância e a nomeie para que possa trabalhar com suas aplicações diferenciadas como mostrado na imagem.

A tela de Server Configuration, configura as contas de administração do SQL. Selecione “Use the same account for all SQL Server Services”, para utilizar a mesma conta administrativa para todos os serviços. Selecione a conta “SQLservice“.

Em Database Engine Configuration, adicione a conta de administrator clicando em “Add Current user”.

Depois de feito estas configurações, clique em Next até chegar no passo “Installation Progress” e clique em install.

Após estes passos, será iniciado a instalação do SQL, porém para como já foi dito, se seu SQL é 2008 RTM, será necessário a instalação do Service Pack 1 e posteriormente a atualização CU2.

Pronto, agora podemos sem problemas instalar o SharePoint Faundation 2010.
Ao rodar o Setup do Sharepoint, nos deparamos com esta nova interface de instalação. Note que temos uma nova opção “Install Software Prerequisites”.

 

Clicando nesta opção, o próprio SharePoint se encarregará de instalar e configurar os pré requisitos necessários para o seu funcionamento.
Vá em Install Software prerequisites. Aonde ele listará todos os recursos que precisará.
Aceite os termos de serviço para prosseguir.
Depois de aceitar, ele trará uma lista com tudo que precisa ser configurado. Basta clicar em Next para prosseguir a instalação e a configuração dos serviços.
Depois deste tela, ele irá finalizar a instalação dos componentes e então é necessário clicar em “Install SharePoint Faundation“. E aceitar os termos de Licença.
Depois disso, escolha o local aonde será instalado e clique em Install Now.
Você pode então se conectar a uma farm existente ou criar uma. No nosso caso, estamos criando o primeiro servidor de SharePoint, então basta escolher a opção “Create New Server Farm”.
Entre então com o nome do seu servidor “Database Server”, referênciando DOMÍNIO\INSTÂNCIA. E em Username, utilize a conta administrativa do FARM, ou seja, mossfarm, depois clique em next.
Depois de configurado o Banco de Dados, você vai precisar entrar um um password que irá proteger os dados de configuração da FARM, a qual também será necessária para quando você for adicionar um Servidor a farm. Este passo, não existia na versão 3.0 do SharePoint.
Então configure o tipo de autenticação e a porta referente a Central de Administração. Note que você pode manter a porta sugerida ou alterar da maneira que deseja.
Depois disso, ele trará um resumo das configurações. Clique em Next para instalação ser iniciada.
Assim que finalizada, irá aparecer uma tela de “Configuration Successful”. Pronto, seu portal agora está instalado, porém é necessário configurá-lo.
Depois de finalizada a instalação, a tela do SharePoint Administration irá abrir, e a primeira opção que deverá selecionar é se você deseja ou não participar do programa de Experiência da Microsoft. Escolha a opção que deseja.
Depois de todas as configurações de instalação o SharePoint estará instalado, e agora será necessário configurá-lo.
Etapa pós-instalação
Você pode começar a configuração de duas formas, ou utilizando o Wizard do produto, ou manualmente editar as configurações através da Central de Administração. É recomendado que você execute as seguinte tarefas de configuração antes de iniciar a criação de um site:
  • Configuração de e-mail de entrada;
  • Configuração de E-mail de Saída;
  • Configuração de uma conta de celular;
  • Configuração das definições de pesquisa.
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