Overview

Passphrase é uma  frase de segurança que é criada na instalação do SharePoint nas versões 2010, e posteriormente ela é exigida para adicionar ou remover servidores da Farm. Esta “senha” é utilizada como base para criptografia entre membros da Farm.  No SharePoint 2007 era utilizada uma conta para esta configuração, porém poderia haver problemas se o usuário que instalou o SharePoint não estivesse mais disponível. Na versão 2010 então foi implantada a Passphrase, porém, mesmo assim é possível que os Administradores percam esta senha caso não tenha documentado, ou esqueceu pois seu ambiente era de teste. Você pode então, alterar esta senha utilizando o cmdlet: Set-SPPassPhrase.

Solução

                Para alterar a senha, basta acessar SharePoint 2010 Management Shell no menu iniciar.

                A primeira coisa que temos que fazer, é assegurar que teremos uma string segura então devemos converter a frase para uma chave segura entrando com  o comando na janela do SharePoint 2010 Management Shell:

PS C:\Users\Administrator>  $passphrase = ConvertTo-SecureString -asPlainText –Force

Então entre com a frase no campo “String”:

cmdlet ConvertTo-SecureString at command pipeline position 1

Supply values for the following parameters:

String: P2ssw0rd

Podemos então utilizar agora o método SPPassPhrase para alterar a senha segura armazenada, então entre com os valores:

PS C:\Users\Administrator> Set-SPPassPhrase -PassPhrase $passphrase –Confirm

E confirme a senha:           

cmdlet Set-SPPassPhrase at command pipeline position 1

Supply values for the following parameters:

ConfirmPassPhrase: ********

Depois disso, apenas confirme a senha digitando “Y”.

Pronto, sua vida foi salva.

O mundo mais perfeito para todos os Administradores e Desenvolvedores é ter o seu ambiente todo documentado, porém, sabemos que é muito difícil hoje em dia conseguir uma proeza como esta. Se todos tivéssemos tempo de desenvolver e documentar seria uma maravilha, mas como hoje um projeto atropela o outro talvez você esqueça de documentar uma das principais atividades que foram feitas, assim como documentar a frase secreta que foi utilizada na instalação do seu SharePoint e que será utilizada para adicionar um novo Server a Farm ou recuperação de desastres, e só vai saber disso na hora que precisar. Por isso, este tutorial ajuda o administrador a recuperar-se deste desatento passo de documentação que não foi feito, ou perdido.

 Referência: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ff607568.aspx

Anúncios