Overview

 Nas versões anteriores do SharePoint, não havia um modo nativo para se trabalhar com ele de forma multlanguage. Apenas era possível instalar LanguagePacks antes da criação do site para definir qual linguagem seria atribuido a ele, mas essa tarefa não podia ser feita posteriormente. Agora, nativamente no SharePoint 2010, tanto na versão Foundation como na versão Server, podemos trabalhar com Multlanguage nativamente.

 Solução

Download dos Language Packs:

Primeiro de tudo, é necessário acessar o site da Microsoft para fazer o download do Languagem Pack que deseja utilizar pelo link:

Para baixar o Language Pack acesse:

Todos os Language Packs baixados vem com o mesmo nome, para não se atrapalhar, crie pastas diferentes para cada linguagem ou renomeie o nome dos arquivos.

Conceitos:

Antes de iniciar a instalação, é necessário entender alguns conceitos:

  • ID do idioma: Na criação de um conjunto de sites, é possível escolher o idioma referente a ele (se os Languages Packs estiverem sido instalados). Este idioma possui um ID (Identificação de Idioma), que determina o idioma usado para exibir e interpretar o texto publicado no site, por exemplo, toda a estrutura do site, barra de navegação, listas e cabeçalhos de coluna permanecerão na linguagem pré definida. Por exemplo, o ID do idioma Japonês é 1041. Em baixo a tabela com todos os Ids referentes a cada idioma:
Linguagem ID
Arabic 1025
Basque 1069
Bulgarian 1026
Catalan 1027
Chinese (Simplified) 2052
Chinese (Traditional) 1028
Croatian 1050
Czech 1029
Danish 1030
Dutch 1043
English 1033
Estonian 1061
Finnish 1035
French 1036
Galician 1110
German 1031
Greek 1032
Hebrew 1037
Hindi 1081
Hungarian 1038
Italian 1040
Japanese 1041
Kazakh 1087
Korean 1042
Latvian 1062
Lithuanian 1063
Norwegian (Bokmål) 1044
Polish 1045
Portuguese (Brazil) 1046
Portuguese (Portugal) 2070
Romanian 1048
Russian 1049
Serbian (Latin) 2074
Slovak 1051
Slovenian 1060
Spanish 3082
Swedish 1053
Thai 1054
Turkish 1055
Ukrainian 1058

Nota: Embora os sites criados utilizando Language Pack exibam os controle do SharePoint na linguagem desejada, não se assuste se não ver mensagens de erro, notificações e caixa de diálogo no idioma especificado. Isso ocorre porque o SharePoint 2010 depende de várias outras tecnologias de Suporte, por ex Microsoft .NET Framework, Mivrosoft Windows Workflow Faundation, ASP.NET e SQL, os quais são localizadas em apenas algum idioma específico. Esta situação pode ocorrer quando os sites são criados em qualquer idioma, a não ser chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol.

Nota: Os pacotes de idiomas, ficam em uma pasta dentro de: %COMMONPROGRAMFILES%\Microsoft Shared\Web server extensions\14\LAYOUTS\Locale_ID

Instalando Language Packs:

1. Depois de ter baixado todos os Language Packs que for utilizar, execute o Setup.exe (um de cada vez), leia os Termos de Licença Microsoft e marque a opção de aceitar os termos para continuar. Depois deste passo, o assistente de instalação irá instalar o Software. Execute  SharePoint Products Configuration Wizard.

 2. No SharePoint Products Configuration Wizard clique em next para que a configuração se inicie. E assim que se finalizar, clique em Finish.

 3. Para que o Language Pack funcione corretamente, é preciso rodar o Wizard de instalação novamente, indo em Start >

All Programs > Microsoft SharePoint 2010 Products e clicando em SharePoint 2010 Products Configuration Wizard.

4. Na página de Bem vindo clique em Nexr e clique em Yes na próxima na tela que aparecerá que avisa que alguns serviços precisam ser reiniciados durante a instalação.

5. Na página Modify Server Farm Settings, mantenha selecionado a opção Do not disconnect from this server farm, como mostrado na imagem.

Figura 1: Configurações de instalação do Language Pack

 Nota: Quando a instalação estiver concluída, você precisará correr o Wizard de configuração do SharePoint, porém, você não precisa fazer isso depois de cada Languade Pack instalado, poderá roda-lo somente depois da instalação do último Language Pack.

Habilitando o Multlanguage:

Depois de feito o Setup, você precisará habilitar no site existente a configuração necessária para ele interprete os novos Language Packs instalados, para realizar esta tarefa, vá em no site criado, em Site Actions >> Site Settings , e na guia Site Administration, vá em Language Settings, depois disso, você precisará apenas habilitar as linguagens que foram instaladas na área “Alternate Language(s)”, como mostra a imagem:

Figura 1: Habilitando o pacote de idiomas para o site

Para alterar no site, depois basta apenas clicar na guia superior e alterar a linguagem definida, como mostrado na imagem:

Figura 2: Escolhendo a linguagem do site 

Removendo Language Packs

Se não houver mais necessidade de utilizar um idioma instalado, você pode remove-lo utilizando o Painel de Controle. Quando um Language pack é desinstalado, todos os modelos de sites específicos do idioma não funcionarão mais e os sites acusarão o erro HTTP 500 – Erro interno do Servidor. Para resolver este problema, TENTE reinstalar o Language Pack.

Com este tutorial vimos que podemos implantar mais de um Language Pack no nosso servidor de SharePoint e habilitar para trabalharmos com diversos tipos de linguagens em um site SharePoint, o que antes era complicado com as versões anteriores do SharePoint, hoje podemos fazer de forma mais simplificada.

Anúncios