Overview

O Service Application Group (Proxy groups ou application proxy groups) são associados ao seu Web Application assim que você os cria. Caso você tenha executado o assistente de configuração (Wizard) para configurar o SharePoint, ele deverá ter configurado os serviços automaticamente e os incluído no grupo padrão, você então pode utilizar este grupo padrão na criação da sua Web Application, não podendo assim alterar a associação aos serviços (como mostrado na imagem abaixo), ou escolher a opção “custom” para customizar os serviços de aplicação que deseja utilizar.

Pela Central Administration, em Service Applications, você também tem a opção de criar manualmente um novo serviço no Link Manage Service Applications. Quando você cria um novo serviço, você pode optar por incluí-lo no grupo Default, selecionando a opção “Add to default proxy list”. O grupo Default é configurado por padrão lá no início quando comentei da inicialização dos serviços utilizando o Wizard, mas você também pode criar novos grupos. Estes grupos são utilizados para associar serviços e disponibilizá-los para um determinado Web Application.

 

Solução

Existem diversos comandos para serem utilizados a fim de se obter um melhor e mais flexível gerenciamento do SharePoint 2010. Temos alguns cmdlets específicos para trabalhar com Proxy Groups, para saber quais são todos possíveis de serem utilizados, vá até o Management Shell  indo em Start >> All Programs >> Microsoft SharePoint 2010 Products e clique em Microsoft SharePoint 2010 Management Shell e digite:

 Get-Command *serviceapplication*

Ele lhe trará uma lisata de todos os cmdlets possíveis.

Para criar um novo Proxy Group utilizando o Management Shell, você precisará entrar como cmdlet New-SPServiceApplicationProxyGroup , fornecendo também o nome do grupo que deseja criar, da seguinte forma:

New-SPServiceApplicationProxyGroup -name Nome_do_ProxyGroup

Ex: New-SPServiceApplicationProxyGroup -name Meu_Proxy_Group

Agora você já tem um Grupo e precisará então adicionar as conexões. Para identificar a conexão, você irá precisar do ID dela, e este é obtido através do cmdlet Get-SPServiceApplicationProxy. Executando este cmdlet, ele irá retornar o Display Name, Type Name e ID que deve ser único para cada serviço.

Para então adicionar um determinado serviço ao grupo que criou, você deve executar o seguinte comando:

Add-SPServiceApplicationProxyGroupMember Nome_do_ProxyGroup –member ID_Completo

Ex: Add-SPServiceApplicationProxyGroupMember Meu_Proxy_Group –member 75af0b85-3936-4a09-93d3-ca503a152ef5

É preciso então fazer estes passos adicionando todos os Service Applications que deseja ao seu Proxy Group.

Pronto, depois destes passos, você poderá ir a sua Central Administration e criar sua Web Application associando a ela, o seu Proxy Group personalizado como mostrado na imagem a baixo.

Você pode saber mais sobre o cmdlets através desta referência: http://technet.microsoft.com/en-us/library/ee906561.aspx

Os Cmdlts são utilizados para obter mais flexibilidade no gerenciamento da plataforma e podem nos garantir uma ampla forma de administração, sendo assim, podemos então trabalhar com esta nova estrutura do SharePoint 2010 que são os Service Applications customizando-os da forma que queremos, o que era difícil quando trabalhávamos na versão MOSS 2007 (Microsoft Office SharePoint Server).

Anúncios