Overview
 
Uma das novas funções do User Profiles do SharePoint 2010 é trabalhar com mensagens de status de informação do usuário, que funciona como um Twitter, no âmbito corporativo. Porém, algumas organizações preferem vetar a utilização destas novas ferramentas. 


 
Solução
 
Para bloquear que os funcionários atualizem sua mensgens de Status no seu perfil, você deverá acessar a Central Administration, em Application Management >> Manage Service Applications e clicar sobre o Profile Service Application que criou. Depois disso, na área People, acesso o link Manage User Properties e edite a propriedade “Status Message (SPS-StatusNotes),  marcando a opção para não permitir que os usuários editem os valores para esta propriedade na área Edit Settings, como mostrado na imagem:
 

Figura 1: Desabilitando o Status Message pela Central Administration 
 
 
Depois de desabilitar nas propriedades do perfil, é preciso configurar na página para que não exiba o controle para adicionar novas informações. Para isso, é preciso editar as páginas padrões do perfil do Usuário pelo SharePoint Design 2010.
Mesmo depois de desabilitado, a função irá aparecer, e pode confundir o usuário final de que ele terá este recurso para utiliza, quando de fato, não estará funcionando.


Figura 2: What’s Happening funcionando 

 
Abra em modo de Edição Avançada a página person.aspx e se necessário, as demais organizationview.aspx, personcontent.aspx e tagprofile.aspx.
 
Procure pela DIV:
 
<div>
<SPSWC:StatusNotesControl runat=”server”/>
</div>   
 
A remova, ou comente esta linha.
Dessa forma o controle What’s Happening não irá mais aparecer na página do usuário. Como mostrado na imagem a baixo:
 

Figura 3: Resultado Final

 
What’s Happening é uma grande funcionalidade agora presente na plataforma SharePoint 2010, porém, para algumas empresas ainda não aprovam este tipo de comunicação ou não é a realidade em que vivem, por isso, também temos a opção de não exibi-lo no perfil de casa usuário.

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