Overview

Para entender e desenvolver um bom projeto em SharePoint, é importante que se entenda quais são os perfis de profissionais que são necessário para o desenvolver de forma correta e obtendo um melhor resultado.

Solução

Há quatro principais atores pertencentes a um projeto SharePoint, são eles, o Usuário final, o Administrador do Sistema,  o profissional de Desenvolvimento e o de Design.

Os SUPER USUÁRIOS de certa forma contribuem com conteúdo para crescimento do SharePoint e utilização todos os artificios criados pelos outros integrantes. Eles tem a função mais importante e não precisa ter nenhum conhecimento de programação ou de TI. Eles usaram os recursos oferecidos pelo SharePoint e serão responsáveis pela criação de sites, blogs, wik’s, listas e bibliotecas. Ele apenas deve entender como é o funcionamento do SharePoint além de enterder o seu negócio e analisar problemas.

Os ADMINISTRADORES DO SISTEMA , tem como função implantar os requisitos físicos e lógicos do SharePoint, os manter funcionando e integra-lo a outras plataformas. Suas principais funções são: configuração do SharePoint, configurações de e-mail de entrada e saída, anti-virus, segurança, pesquisa, backup e restauração, enfim, tudo que está relacionado a Central de Administração. Para que a pessoa possa exercer esta função, ela deve ter no mínio conhecimentos de Windows Server e outras plataformas agregadas, assim como administração de SQL, Exchenge e familiaridade com Active Directory e DNS (Fomain Name Systems).

Figura 1: Demonstração das funções e ferramentas

Os DESIGNERS , tem como função trabalhar com o design e apresentação do portal. Eles trabalham diretamente com layout e configurações da Master Page. Estas mudanças não podem ser feitas por usuários comuns. Um bom profissional que trabalhará com a parte de design deve ter conhecimentos sobre as tecnologias de edição de imagem e animação, e também domínio sobre linguagem de programação voltadas para Web. Deve principalmente ter conhecimentos avançados em Html e CSS.

Ele também poderá trabalhar com desenvolvimento de Workflows customizados, examinando com o cliente quais os requisitos e testando o resultado. Também é possível que este profissional trabalhe diretamente com banco de dados externos.

Os DESENVOLVEDORES , trabalham com customizações maiores e mais complexas dentro de um portal e também grandes integrações com sistemas legados. Nem sempre há a necessidade de se contratar desenvolvedores para criação de um portal, vai da necessidade e to tamanho de seu projeto.  Este profissional indispensavelmente deve conhecer a plataforma .NET e trabalhará diretamente com desenvolvimento de web parts, criação de controles de usuário, execução de eventos, desenvolvimento de workflows customizados, soluções e recursos.

Um bom profissional de Desenvolvimento para se tornar um profissional qualificado em SharePoint, precisa ter experiência sobre as seguintes tecnologias:

  • .NET Framework 3.5 ou superior;
  • C#.NET;
  • ASP.NET;
  • SQL Server;
  • Java Script;
  • XML;

Você pode montar uma equipe com profissionais distintos para cada função, ou pode ter um profissional que execute 2 ou mais funções. Isso dependerá to tipo de funcionário e as características que ele possui.

Ao contrário da forma que o mercado está costumado a agir, é preciso determinar papeis para os profissionais da tua equipe e capacita-los para bons resultados na implatação de projetos em SharePoint.

Independente de qual será o foco do funcionário no projeto, é imprensindível que todos os participanetes tenham conhecimentos básicos sobre o que é e como funciona o SharePoint.

Anúncios