Overview

Developer Dashboard  é um novo recurso do SharePoint 2010 que vem para facilitar a vida do desenvolvedor e do responsável pelo bom desempenho e melhor experiência para o usuário final. Este recurso mostra quanto tempo uma página demorou para ser carregada e quais componentes foram carregados, sendo muito útil quando os usuários reclamam de lentidão, podendo assim, agora classificar o que seria e aonde esta “lentidão”, de forma mais fácil e rápida.

Solução

Por default, este recurso vem desabilitado. Para habilitar, você pode utilizar o stsadm ou Windows PowerShell.

Para habilitar, usando STSADM, vá em Start > Microsoft SharePoint 2010 Products, clique em SharePoint 2010 Management Shell, e entre com o seguinte valor:

Stsadm –o setproperty –pn developer-dashboard –pv [modo]

Em [modo] , escolha a forma que você quer que ele funcione. Você pode escolher uma das três opções:

  • On – significa que o Developer Dashboard  será sempre exibido
  • Off – significa que estará desabilitado
  • Ondemand – significa que o Developer Dashboard  será exibido, mas não estará ativo, apenas quando precisar você deve ativá-lo clicando no seu ícone.

Ao habilitar este recurso, todas as páginas irão conter um ícone do Dashboard, como mostrado na imagem, porém, só os administradores do Site Collction poderão ver.

 Caso tenha escolhido o modo ondemand, você pode habilitá-lo quando necessário apenas clicando sobre o ícone dele.

 

Figura 1: Representação do ícone

Quando habilitado, ele trará uma página com os resultados para análise.

 

Figura 2: Exibindo as informações

Agora basta você realizar suas análises.

Esta função é muito útil para os desenvolvedores para que eles possam entregar aplicações que funcionam corretamente sem ter problemas posteriores e também ajuda a detalhar o como a página e as web parts estão se comportando.

Anúncios