Overview

Enterprise Search é o termo utilizado para o serviço de busca do SharePoint Server 2010, que nesta versão teve grandes ganhos e novidades, por exemplo, agora podemos trabalhar com consultas “boolean” incluindo “and”, “or” ou “not”. Temos também a sugestão de pesquisa assim como o recurso do Google “você quis dizer”, integração com o Windows 7, filtro de resultado de pesquisa, assim como tipo e categoria de documentos, entre outras novidades.

Sua estrutura foi toda alterada e não depende mais de um SSP (Shared Services Provide).  No SharePoint Server 2010, agora temos uma ferramenta de gerenciamento de Search, chamada Search Center, aonde você pode trabalhar com estes componentes e alterar a sua topologia.

Estes componentes são encontrados na página do Search Center, e são:

  • Administration Component,  que é o ponto chave do gerenciamento de todos os outros componentes do Search. O content database associado a ele, armazena todas as informações das tarefas que são executadas. Este componente não é facilmente movido para um servidor diferente, sendo assim, antes de começar qualquer implantação, planeje muito bem.
  • Crawl Component, é o componente responsável por se conectar ao conteúdo, gerar o índice e extrair os metadados necessários, ele não é responsável por armazenar uma cópia do Index, como na versão do SharePoint 2007.
  • Query Component, faz o armazenamento do indez e é o responsável por responder as pesquisas.

Você pode dividir o index em múltiplas partições aumentando a performance, e dependendo da sua necessidade para quantidade de itens armazenados, pois uma partição suporta até 10 milhões de itens.

Solução

Para configurar o Enterprise Search primeiramente você precisa habilitar o serviço no Servidor. Na Central Administration, clique em System Settings e depois em Manage Services on Server e clique em Start.

Figura 1: Habilitando o Enterprise Search

Depois de iniciar o Serviço você terá que criar um Search Service Application. Atribua um nome, o tipo e a conta responsável pelo serviço. Esta conta não precisa ter nenhum poder administrativo, porém ela deve ser uma conta registrada como “Managed Account” no seu SharePoint. Caso não esteja aparecendo a conte, você deve primeiramente registrá-la.

Figura 2: Criando um Search Service Application

Crie um novo Application Pool para o Search Admin.

Figura 3: Criando um Search Service Application

Configure também a conta do Application Pool responsável pelo Search Query.

Figura 4: Criando um Search Service Application

Pronto, depois disso seu Search Center estará disponível para fazer as configurações necessárias para o seu portal.

Você poderá configurar o indexação de arquivos PDF e outros tipos de arquivos.

Em meu blog, já postei alguns artigos sobre estas configurações, caso deseje realizar:

Configurando o SharePoint Foundation Search 

Configurando Indexação de Documentos PDF no SharePoint 2010

Configurar Ícone PDF no SharePoint 2010

Anúncios