Overview

O Serviço de Outgoing email do SharePoint, permite que o SharePoint entregue emails e alertas através de um serviço SMTP para os usuários finais.

Solução

O primeiro passo, é ter um ambiente com as seguintes ferramentas para realizar esta integração:

  • Um Servidor que tenha o AD DS (Active Directory Domain Services)
  • Um servidor com SQL Server 2008 ou superior
  • Um servidor com SharePoint 2010
  • Um servidor com Exchange 2010

É recomendado que você distribua estas funções entre servidores distintos.

Para conseguir atingir este objetivo, será necessário realizar as seguintes tarefas:

  1. Criar um Receive Connector no Exchange 2010
  2. Configurar o outgoing email na Central Administration
  3. Testar as configurações

1.       Criar um Receive Connector no Exchange 2010

Para criar um Receive Connector no Exchange, abra o Exchange Management Console e navegue o Link Server Configuration >> Hup Transport  e clique na guia Actions em New Receive Connector.

Figura 1: Management Console do Exchange 2010

Quando o Wizard de configuração aparecer, entre com um nome para o seu Receive Connector e em “Select the intended use for this Receive Connector”, selecione a opção Custom e Clique em Next.

Figura 2: Wizard de Criação de um Receive Connector

Na tela “Local Netword Settings”, mantenha as configurações padrões e clique em Next.

Figura 3: Wizard de Criação de um Receive Connector

 Em “Remote Network Settings”, edite o IP do seu servidor SharePoint, e clique em next e depois em finalizar.

  

Figura 4: Wizard de Criação de um Receive Connector

Pronto, agora você já tem um Receive Connector criado, o que precisamos fazer agora, é alterar o tipo de permissão dele para esta nossa configuração para Usuários Anônimos. Então, clique com o botão direito sobre o Receive Connector que criou e vá em Properties. Depois, vá na guia Permission Groups e marque a opção Anonymous Users.

Figura 5: Configurações de Permissões do Receive Connector

 2.       Configurar o outgoing email na Central Administration

Vá até a Central Administration em System Settings >> E-mail and Text Messages (SMS)  e clique em Configure Outgoing e-mail Settings. Configure de acordo com o seu servidor de e-mail e a conta responsável por disparar alertas e emails. No meu caso, em servidor SMTP, coloquei o IP do meu servidor, e em From e Reply-to address, entrei com os valores da conta destinada para envio de mensagens do SharePoint. Note que você deverá já ter criado esta Mailbox no seu servidor de Exchange.

Figura 6: Configurando Outgoing email pelo SharePoint

3.       Testar as configurações

Agora só falta testarmos as configurações para ver se elas estão realmente funcionando.

Uma forma simples de fazer isso, é criarmos um item em uma lista customizada e configurarmos um alerta para cada alteração que este item sofrer, como mostra no meu exemplo. Mas você pode fazer isso de diversas outras formas também.

Figura 7: Configurando o alerta para um item em uma lista

Depois disso, basta configurar as opções do alerta.

Figura 8: Configuração do Alerta

Depois de configurado  o alerta, edite o item que criou e salve. Acessando seu email, você verá que chegou um novo email notificando sobre a alteração do item, e quais foram ela, como mostrado na imagem a baixo:

 

Figura 9: Alerta na caixa de email

Este é o resultado de que suas configurações foram bem sucedidas.

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