Overview

Os temas são formas de apresentações e características de layouts do site, e sempre estiveram presentes nas versões do SharePoint, porém, agora na versão 2010 houve uma mudança drástica em como eles são usados e criados. Nas versões anteriores, eles eram compostos pelo seu arquivo CSS e imagens, agora na versão 2010, eles utilizam apenas um formato .thmx e podem facilmente serem criados utilizando PowerPoint ou ferramentas como Theme Builder.

Solução

Agora, temos uma nova forma de trabalhar com os temas. Se acessarmos as configurações do site, indo em Site Actions >> Site Settings, na área Galleries, temos o link Themes que nos leva a todos os temas pré definidos que podemos utilizar, como mostrado na imagem:

 

Figura 1: Themes padrões do SharePoint 2010

Ele então trará uma listagem de todos os Themes já criados pelo SharePoint.

Você pode alterar o tema da sua página, indo em Site Actions >> Site Settings, na área Look and Feel, cliente em Site Theme. Você pode customizar o Tema do seu site por esta página, esta é a forma nativa do SharePoint.

Nota: Caso você não esteja vendo as opções de edição, você precisará habilitar no Site Collection e posteriosmente no site que deseja alterar, o recurso “SharePoint Server Publishing Infrastructure”, indo em Site Actions >> Site Settings, na área Site Collection Administration clicando em Site collection features, habilite o “SharePoint Server Publishing Infrastructure”.

Nota: Você apenas consegue ter esta forma de edição utilizando a versão do SharePoint Server 2010, pois no SharePoint Foundation esta função não está disponível.

  

Figura 2: Modo de Edição do Theme pela página do SharePoint

Desta forma, é possível alterar as cores de um Tema existente e suas fontes, o que não era possível de ser realizado nas versões anteriores.

Porém, para deixar ainda mais flexível e fácil este desenvolvimento, você ainda pode utilizar a ferramenta Theme Builder para esta edição.

Link para Download: https://connect.microsoft.com/themebuilder

Depois de baixado, basta apenas instalar e começar o desenvolvimento do seu novo tema.

 

Figura 3: Desenvolvendo Temas pelo Theme Builder

Após ter personalizado, você apenas precisa salvar o arquivo e automaticamente ele já irá salvar com a extensão thmx.  E por último, basta apenas você carregar este arquivo na sua biblioteca de Temas do SharePoint e aplicado como padrão.

Em Site Actions >> Site Settings, na área Galleries, clique em Themes. Selecione na ribbon a opção Documents, e clique em Upload Document. Depois de carregar seu arquivo .thmx, basta apenas aplicá-lo ao seu site indo em Site Actions >> Site Settings, na área Look and Feel, clicando em Site Theme.

E pronto, só desfrutar e testar para ver se está tudo conforme.

Com este artigo pudemos aprender uma nova forma mais flexível e rápida para desenvolvermos os temas que o SharePoint utiliza sem muito esforço.

Anúncios