Overview

O  Sharepoint é daquelas ferramentas que devemos parar e explorar antes de realizar desenvolvimento, uma das grande capacidade do Sharepoint é a sua integração com outras tecnologias Web o que torna bastante flexivel e toda a personalização das paginas simples e directas.

Para este tipo de desenvolvimento, o sharepoint tem uma Webpart chamada “DataViewWebpart” que realiza chamada a dado através de diferentes camadas de dados, desde Listas de Sharepoint, WebServices, Banco de Dados e XML.
Para desenho da Webpart utilizei a estrutra XSL “EXtensible Stylesheet Language” que é uma camada de Desenho que serve para modelos em diferentes Webpart, desde que tenha os mesmo tipo de dados a receber.

Neste artigo mostra como podemos utilizar os acessos a Dados XML em WebPart com Desenho XSL, tendo como finalidade criar uma WebPart de Meterologia.

Solução

Configurar XSL para conteudo

Antes de começar a criar a WebPart temos que desenhar a estrutura como a nossa Webpart vai ficar, para isso podemos utilizar o Sharepoint Designer 2007 e utilizar a (DVWP) DataViewWebPart, para chamar a nossa Datasource precisamos chamar o WebService de Meterologia da Google.
Exemplo:
WebService da Google para Meterologia.*
Autor
* Google disponibiliza um webservice para aceder ao estado tempo através de um conjunto de parâmetros.
Parâmetros:
Weather: Cidade onde estamos a pesquisar a Meterologia
hl: Lingua em que o conteudo vem traduzido, pt-PT(Portugal), pt-BR (Brasil)
Ao chamar o WebService, pretendo que fique em ficheiro XML para poder trabalhar e realizar alterações.
Depois de criar o ficheiro de XML, podemos utiliza a opção “Datasource Library” para fazer uma pré-visualização dos nossos dados e selecionar e importar.
Depois  seleccionamos os campos a importar adicionamos a Datasource e os campos a importar de uma maneira simples simple :).
 Depois de importar os campos que queres utilizar dos WebServices podemos utilizar o HTML para desenhar o resultado final da Webpart.
Depois de criado a alterado dados do output da nossa WebPart, devemos copiar o seu conteudo desde
“<xls:stylesheet” até “</xls:stylesheet”>, este conteudo irá ser utilizado para configuração da XML WebPart.

Configurar XML WebPart

Já na página de Sharepoint, adicionamos a nossa “XML WebPart” e podemos começar a configurar.
No modo de Edição da WebPart, podemos definir de onde provem os nossos dados de XML, neste caso eu defini o nosso WebService da Google para meterologia.
No campos:
XML Link: Devemos adicionar o Link onde se encontra o nosso conteudo de XML neste caso o WebService da Google.
XSL Editor: Da cópia do conteudo do XSL realizada no Sharepoint Designer 2007 devemos passar para este editor de conteúdo, onde irá ficar a estrutura da WebPart de Meteorologia.
Feito, agora é so fazer “OK” e a nossa WebPart está pronta para ficar disponível na página de Sharepoint.
Aqui temos mais um exemplo de como podemos utilizar o que vem por defeito do Sharepoint sem realizar nenhum desenvolvimento, apenas alteração de XSL e serviços disponibilizados pela internet, de uma maneira, simples simples.
Anexo  “Tempo _São Paulo_ – By André Lage.dwp”
Anexo “Microsoft Stock” – MSFT_Stock.dwp
Anexo “Graficos Bolsas” “Google, Microsoft, Oracle, Sybase”

Exemplo:

Um grande abraço a todos e espero que tenham gostado de mais este Artigo.
Anúncios