Overview

O SharePoint permite ao usuário utilizar várias estruturas de dados diferentes para a mesma lista ou biblioteca. Por exemplo, podemos criar uma biblioteca de solicitações e o usuário irá selecionar o tipo de solicitação que deseja criar a partir de vários templates diferentes, onde cada um tem as suas particulariedades de template de documentos, colunas ou até mesmo fluxos de trabalho, como no exemplo da imagem 01. O usuário seleciona o tipo de solicitação que ele quer fazer.

Imagem 01: Criação de uma nova solicitação – vários templates sendo exibidos

 

Mas como fazer essa configuração no SharePoint?

 

Solução

As bibliotecas e listas do SharePoint podem trabalhar com vários tipos de conteúdo ao mesmo tempo, exibindo os campos dinamicamente, a partir da estrutura do tipo de conteúdo. Para saber mais sobre tipos de conteúdos acesse o link Criar e editar tipos de conteúdo.

Neste post vamos falar de como fazer a configuração de vários tipos de conteúdo em uma biblioteca, mas o procedimento para fazer em uma lista é o mesmo. Não vamos abranger a criação dos tipos de conteúdo, para isso consulte as referências, lá tem alguns links que poderão ajudar.

Por padrão, as listas e bibliotecas vem com o gerenciamento de tipos de conteúdo desabilitado. Isso quer dizer que apenas o tipo de conteúdo padrão, definido na hora de criação da biblioteca ou lista, está sendo utilizado. Para habilitar o gerenciamento de tipos de conteúdo acesse as configurações da biblioteca ou lista, como mostra a imagem 02.

Imagem 02: Acessando as configurações da biblioteca

 

A página de configurações da biblioteca de documentos (ou lista) permite fazer as configurações essenciais como alteração do título, descrição, configurações do controle de versão, exclusão da biblioteca, salvar a biblioteca como template, etcs. A opção que vamos utilizar é a Configurações avançadas, conforme a imagem 03.

Imagem 03: Acessando as configurações avançadas da biblioteca

 

Para ativar o gerenciamento de tipos de conteúdo na biblioteca é necessário marcar a opção Sim para a pergunta Permitir o gerenciamento de tipos de conteúdo na seção Tipos de Conteúdo, conforme a imagem 04.

Imagem 04: Habilitando o gerenciamento de tipo de conteúdo na biblioteca

 

Ao retornar para as configurações da biblioteca, a opção de gerenciamento de tipos de conteúdo estará habilitada, sendo possível adicionar novos tipos de conteúdo à biblioteca. Para isso, acesse a opção Adicionar a partir de tipos de conteúdo de site existentes, como mostra a imagem 05.

Imagem 05: Acessando a opção para adicionar tipos de conteúdo existentes à biblioteca

 

A lista com todos os tipos de conteúdo disponíveis do site é exibida, podendo ser filtrada por categoria. Selecione os tipos de conteúdo que deseja atribuir à biblioteca, é posspivel selecionar um ou vários, conforme a imagem 06.

Imagem 06: Atribuindo os tipos de conteúdo para a biblioteca

 

A página de configurações da biblioteca exibirá todos os tipos de conteúdo que foram selecionados anteriormente. O tipo de conteúdo Documento não é mais necessário para o nosso propósito, por isso vamos remover a sua associação da nossa biblioteca de documentos. Clique em Documento, conforme a imagem 07.

Imagem 07: Acessando a associação do tipo de conteúdo da biblioteca

 

A página exibida é a página que mostra detalhes do tipo de conteúdo associado à nossa biblioteca de documentos. É importante dizer que esse não é o tipo de conteúdo Documento padrão do SharePoint, é na verdade um descendente dele. Toda vez que associamos um tipo de conteúdo à uma biblioteca ou lista, o SharePoint cria um tipo de conteúdo novo, descendendo do tipo de conteúdo selecionado, e o atribui à biblioteca. Assim podemos customizar o tipo de conteúdo na biblioteca sem alterar no tipo de conteúdo pai. Com base nisso podemos excluir a associação clicando a opção Excluir este tipo de conteúdo, conforme a imagem 08.

Imagem 08: Excluindo o tipo de conteúdo associado à biblioteca

 

Para visualizar a biblioteca em forma de conteúdo, ao invés de configurações, clique no nome dela no breadcrumb, como na imagem 09, ou acesse o menu lateral.

Imagem 09: Acessando os dados da biblioteca

 

A partir de agora é necessário apenas criar um novo documento para ver que novas opções serão exibidas, vá em Documentos, clique na “flechinha” ao lado de Novo Documento para exibir os demais tipos de conteúdo e selecione o tipo de conteúdo desejado.

Imagem 10: Selecionando o tipo de documento

 

Agora os usuários poderão solicitar qualquer tipo de documento a partir da mesma biblioteca.

 

Referências

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