Overview

Criar scripts PowerShell algo muito comum para administradores de serviços Microsoft, ele vem conquistando cada vez mais espaço e grande parte dos produtos da Microsoft estão vindo com muito suporte ao PowerShell, dá para fazer tudo o que é feito pela interface e geralmente mais coisas.

A parte mais complicada de fazer um script é ver as funções existentes e quem sabe, ter algo mais voltado ao usuário para a criaçãod e scripts. Já que trabalhamos tanto para o usuário final, porque não podemos ter algo mais simples também? O Visual Studio é uma bela IDE para fazer scripts PowerShell, sem sombra de dúvidas, mas já pensou se tivesse alguma ferramenta que fosse voltada para algum produto específico. Algo como uma ferramenta que ajudasse a ver os comandos e a criá-los rapidamente através de um “wizard”?

Solução

Pois é, isso existe. Graças ao meu amigo Wilson Júnior (que descobriu o link) agora podemos criar scripts PowerShell para SharePoint Foundation, SharePoint Server e Office 365 utilizando o Windows PowerShell Command Builder, feito em Silverlight. Ele nos permite selecionar os verbos (1) ou substantivos (2) e arrastar para a área de design (3), após isso ele pede os parâmetros obrigatórios e permite que os adicionais sejam adicionados, gerando o comando logo abaixo dos campos.

Imagem 01: Tela da ferramenta

É a primeira vez que vejo uma ferramenta assim para PowerShell, independente da tecnologia. Quando encontrar outras posto aqui as referências.

Fiquei supreso com a facilidade e funcionalidade, muito bom!

Anúncios